Curso de Avesso Perfeito: 2ª aula

Untitled Document

Para subir, descer e alternar...

Aprenda a bordar em várias direções e a fazer os pontinhos fracionados que ajudam a definir a forma dos motivos.

Movimentar a agulha entre os fios do tecido com agilidade e perfeição e, ao mesmo tempo, garantir aquele avesso de causar inveja é uma meta que vale a pena conquistar. E, pode acreditar, não é nada complicado! Apenas exige atenção, um pouco de treino e uma certa dose de improvisação. Portanto, aceite esse desafio e... mãos à obra! Você não vai se arrepender!

 

Para descer

1) Inicie o bordado fazendo um Y de acordo com as indicações da aula anterior. Depois, desça a agulha na vertical à direita, e cruze descendo novamente a agulha na vertical, entre os fios do tecido.
2) Desça em diagonal, fazendo um ponto voltado para a esquerda e o seguinte, para a direita. Se algum ponto ficar invertido, poderá ser corrigido na volta: basta cruzar passando a agulha por baixo do ponto invertido.
3) Você poderá descer alternando os pontos sem problemas, desde que obedeça à regra do avesso perfeito: manter a agulha sempre na vertical.

 

Para subir

1) Depois de fazer o Y inicial, suba a agulha até o local desejado para executar o próximo ponto.
2) Suba em diagonal, fazendo um ponto voltado para a esquerda e o seguinte, para a direita. Corrija os pontos que ficarem invertidos na volta, cruzando a linha por baixo deles.
3) Suba alternando os pontos, sempre mantendo a agulha na posição vertical.

Pontos fracionados

Saia com a agulha de um dos cantos do bloco de fios - quadradinho, no caso da etamine - que está sendo trabalhado e termine bem no centro do bloco de fios seguinte.
Puxe a agulha em um dos cantos do bloco de fios e termine o ponto bem no meio do bloco de fios selecionados. Complete o ponto na volta, com o fio da outra cor.
Para fazer 3/4 de ponto com avesso perfeito use um truque: comece no local indicado para esse ponto, executando o tradicional Y, usanda para iniciar os trabalhos com avesso perfeito.

Saia com a a agulha à direita e no meio do último ponto e cruze à esquerda, entrando com a agulha no alto do ponto vizinho.
Atenção: neste cado, os pontos ficarão em diagonal, impedindo o avesso perfeito convencional.
E, na próxima aula...
Você vai aprender a misturar cores, fazer ponto de contorno, ponto atrás e nozinho francês. Tudo para um acabamento nota dez!

 

Pratique!


Fonte: Manequim Ponto Cruz

Veja a aula 01

Dica de Compra: Newsstand

Em meados do mês de outubro eu fiz minha compra de revista na Newsstand , um site inglês que vende várias revistas de lá com distribuição ...