Tipos de tramas da etamine


Quando começamos um novo bordado, uma das coisas que mais temos a tendência é a de não nos atentarmos nas medidas. Poucas pessoas reparam na diferença que há entre as tramas da etamine e isso posso comprometer todo o projeto.

Infelizmente poucos profissionais de armarinhos e até mesmo fabricantes se esquecem (ou até mesmo nem sabem) das diferenças das tramas da etamine. E isso pode fazer com que façamos uma má compra e gastando dinheiro à toa.

A maioria dos gráficos de revista tendem a informar de maneira precisa qual a medida que o gráfico irá ter.


Porém, hoje, com a popularização de gráficos e revistas importadas e sites que disponibilizam gráficos, essa conversão pode ser um pouco mais complicada de se fazer, uma vez que na Europa e Estados Unidos, a etamine (ou aida, como é conhecido popularmente em inglês) possui tantas variações e lá também é mais comum bordar em cânhamo ou linho.

O termo mais comum que você irá se deparar é com o 14 count aida, ou 14 pontos por polegada, o que daria aproximadamente a nossa trama de 7 pontos por centímetro.

Podem haver muitas diferenças se o bordado por baseado em medidas métricas, o ideal é contar os pontos do gráfico no tecido.

Portanto, é sempre bom investir um pouco de tempo em contar os pontos antes de iniciar o bordado.

Veja alguns exemplos de 3 tipos:


Etamine de 5 tramas por centímetro com linha fina


Etamine de 7 tramas por centímetro com linha grossa


Etamine de 7 tramas por centímetro com linha fina

No mercado brasileiro há 5 tipos: De 3, 4, 5,6 e 7 tramas por centímetro.

Aqui no blog, você pode aprender a contar e a converter os pontos em centímetros e nunca mais erras nas medidas do seu projeto, veja como =)


O Quê Você Tem Bordado: Sandra Wolfart


Hoje o Portal do Ponto Cruz vai compartilhar as artes da bordadeira, Sandra Wolfart. Ela tem um blog também só de ponto cruz, o Sandrinha Ponto Cruz. Ela é funcionária pública e mora em Campo Bom, Rio Grande do Sul.

Os gráficos que ela utilizou para os seus bordados estão disponíveis no blog dela.





Você também gostaria de compartilhar seus trabalhos? Veja como!


Técnica do Pingado

Hoje em dia com o corre-corre do dia-a-dia, é complicado com a cabeça cheia nos atentarmos 100% nas atividades, principalmente nas que exigem máxima atenção.

Como o ponto cruz é uma dessas atividades que exigem máxima atenção, existe uma técnica que ajuda a guiar visualmente os pontos no tecido que você está bordando. É a técnica do pingado.

Nele, você vai marcar os pontos no tecido com uma caneta hidrográfica, ou seja, aquelas canetinhas que ao lavar, saem.

Encontrei na internet uma vídeo aula do Wagner Reis, do blog WR Ponto Cruz, que em uma das etapas das suas vídeo aulas, ele explica a sua importância e quão fácil fica. Agora sim hein! Os bordados vão deslanchar!

Dica de Compra: Newsstand

Em meados do mês de outubro eu fiz minha compra de revista na Newsstand , um site inglês que vende várias revistas de lá com distribuição ...