Quem é o Designer: Mike Payne


Mike Payne é cartunista e ilustrador. Nascido na cidade de Worthing, Reino Unido, ele é o pai do mais querido urso do nariz azul, o Tatty Teddy e também do singelo Charlie's Ark.

Após 26 anos na vida civil, Mike decidiu se dedicar a esta arte de desenhar e encontrou sua inspiração em Disney e Giles.




Premiado e seu trabalho disseminado e vários países como EUA, Europa, Escandinávia, Austrália, Nova Zelândia, África do Sul e é claro Inglaterra, ele também defende ações beneficentes como a campanha KWASH, que mantém os hospitais no sul de Worthing, sua cidade natal.

Em novembro de 2009 seu trabalho ganhou mais um leque, onde a sua série Charlie's Ark contou com a parceria de uma editora de audio-livros e vende para vários países as histórias deste pequeno e doce garoto de 5 anos.





Atualmente, Mike é professor universitário e também do ensino médio. Já participou de várias entrevistas de programas de TV e hoje, pode ser considerado um dos profissionais mais renomados do seu campo.

7 dicas para criar um blog de sucesso


Oi gente! Firme na nave? Ehehehe...

Inspirada hoje por um post que li no blog Criações e Ideias Siglea e Amigas, feito pela Luciene, resolvi criar este post para ajudar todas vocês que tem blog de artesanato a ter melhores visitas partindo de algumas boas regras de costumes e truques de web design.

Antes de mais nada, este não é um post para as LEITORAS e sim para as BLOGUEIRAS. Então vamos lá:

1) Blog sempre atualizado

Primeiramente é ter o blog sempre atualizado. Isso é fato né? Afinal, quem gosta de receber comentários, crescimento de visitas, compartilhamento de posts, etc, se o blog não tem pelo menos 1 atualização semanal?

2) Escrever corretamente


A coisa que mais me irrita é "gentchi que iscrevi axim", um horror! Para se comunicar bem tem que saber escrever.

Como a Luciene mesmo disse, é muito importante também saber configurar o blog no momento da sua criação o tipo de letra que você irá exibir os posts. Um dica é usar sempre fontes como Arial, Helvetica e Verdana e um tamanho mínimo de 12px. Menor que isso fica horripilantemente ilegível e ler post longos e interessantes podem ser perdidos pelo simples fato de estar mal diagramado.

3) Contraste de cores

Foi-se o tempo em que era bacaninha um layout com fundo escuro, excesso de cores e uso de fotos de fundo. Deixe-me ser honesta com você, não é! Use "backgrounds" clean ou com imagens padrão que podem ser replicadas e não "quebrar" o layout no momento da rolagem. Na internet você pode encontrar vários patterns já prontos. Eu recomendo aqui, aqui, aqui, aqui , aqui e aqui.

4) Disposição e organização

4.1) Use os "selinhos" e banners para o bem!


Uma pergunta: Quem foi que inventou o maldito "selinho"? De novo, isso é coisa da década passada e que não serve pra nada! É só uma massagem de ego dos donos que todos os leitores tem que engolir com aquele pipoco de banners de todos os tamanhos e cores jogados na cara.

Quer manter os selinhos, ótimo! Mas crie uma página só pra eles e os organize, ok?

4.2)  Use as tags no seu post!

Use os recursos do blog a seu favor! Eu adoro o recurso de "tags" e uso muito no meu blog para organizar as categorias. Por exemplo, recentemente, a Madalena, do blog My Cross Stich Gallery me consultou sobre gráficos infantis e pequenos para que ela possa construir um trabalho especial para a sua sobrinha. Simplesmente disse para ela visitar as categorias Infantil e Mini gráficos que estão logo ali, na barra lateral.

Outro bom uso é para busca específica. Tem gente que só quer ver os trabalhos de um determinando designer ou de uma determinada revista, personagem, etc... É só observar que a cada final de post devemos incluir as palavras-chave ou marcadores a que aquele post se encaixa.

Exemplo: Meu post é sobre um quadro florido, de dificuldade alta da Maria Diaz. Então eu poderei usar as tags quadro, flor, difícil e "Maria Diaz". Tenho ali os itens: objeto, uma característica, um grau de dificuldade e o autor da obra. Isso vai ajudar a qualquer um que estiver buscando uma dessas palavras-chave em específico.

4.3) Sim, subestime seu leitor

A disposição organizada é um grande avanço, mas sempre subestime o seu leitor. Ao contrário do que dizemos para todos, não é assim que funciona na internet. Pois quando você imagina "Poxa, a pessoa não deve ser tão desligada a ponto de não ver isso, achar aquilo, fazer aquilo outro", acredite, é! Então sempre disponibilize as páginas e recursos de maneira objetiva, clara e instintiva. Use sempre o recurso de "Busca" e disponibilize as páginas com títulos objetivos.

5) Não seja gananciosa!

Muita gente usa o recurso do Google Adsense, que é o de disponibilizar anúncios relevantes no blog, mas nem sempre isso é usado com sabedoria.

Recomendo que você crie uma área específica pra ele e opte por uma medida adequada para incluir no seu layout.

Não aplique o código em todas as áreas, como começo do post, meio do post, fim do post, barra lateral, etc... Escolha apenas UMA área de anúncios.

6) Relevância e qualidade são tudo!


6.1) Relevância

Às vezes vejo em blog que costumo visitar uma massaroca de informações e nada do que o blog é destinado. Olha, eu sei que lindo falar da família, compartilhar uma poesia, uma foto, uma receita, falar daquela viagem e tal. Mas se o eu blog aborda um assunto específico, procure falar essencialmente dele.

Veja, se meu blog é de ponto cruz, qual a relevância de eu colocar aqui dicas de saúde e beleza, receitas e falar da minha vida pessoal? Se eu quiser falar de outras coisas, eu crio um blog pessoal e falo de todo o meu universo e não um blog de um assunto específico.

6.2) Qualidade

Muitas colegas postam alguns recursos e materiais lindos, mas não se atentam à qualidade. Por muitas vezes deixei de baixar um gráfico porque o mesmo estava com a resolução tão baixa que mal dava para enxergar os pontos e por outras vezes vinham incompletos. Portanto, avalie a qualidade do seu post antes de publicá-lo, isso com certeza vai dar credibilidade ao seu blog.

Ah! E sempre revise pelo menos duas vezes o post antes de publicá-lo. Errinhos sempre passam batido e você ainda pode melhorá-lo.

7) Respeite e exija respeito do leitor


Uma das características mais básicas de um blog é a área dos comentários. Na realidade, é a "menina dos olhos" de um blog bem sucedido.

Se postar um comentário acabar sendo um "Everest" para um visitante, esquece, seu blog vai receber menos comentários do que poderia ter. Isso se você não disponibilizar com clareza e usar mal os recursos. Minha recomendação é:

a) Opte pelo comentário registrado, ou seja, que a pessoa deva se identificar antes de falar e deixe claro que todo mundo deve ser responsável pelo que fala. Hoje em dia temos leis pra isso. #NoBulling!

b) Não dificulte a vida do comentarista. O uso das palavras verificadoras são um saco! Ao invés dela, use a moderação, onde tal comentário só será publicado depois de ser avaliado. E você pode ter a ajuda do Blogger nesse afazer usando o recurso "Moderação de comentários - às vezes". Assim, os comentaristas frequentes já garantes um passe livre e de acordo com o seu comportamento a aprovação já é feita automaticamente.


Desculpe se o post é longo, mas espero ter podido contribuir de maneira significativa para a qualidade do seu blog. E se você tiver dúvidas e quiser mais sugestões fique à vontade para pedir.

Dica de Compra: Newsstand

Em meados do mês de outubro eu fiz minha compra de revista na Newsstand , um site inglês que vende várias revistas de lá com distribuição ...