Como o ponto cruz auxilia na autoestima

Keep Calm and Cross Stitch
A maioria das pessoas quando questionadas sobre o que elas fazem em seus tempos livres para relaxar, uma das maiores respostas está o artesanato.

É fato que muitos passatempos tem a capacidade de satisfazer uma necessidade de aventura, busca pela criatividade ou simplesmente uma quebra de rotina. O ponto cruz é um dos passatempos que mais cresce no Brasil. Graças à internet e suas redes sociais, muitos "solitários" desta arte estão saindo da caixa e descobrindo que há mais pessoas que o normal adeptas a este artesanato milenar.

O motivo disto é o alcance de realização que se encontra com ele. Além de ser um hobby barato, ele:
  • Estimula a criatividade
  • Aumenta a capacidade de concentração
  • Traz o princípio de autocontrole, exercitando paciência, perseverança e estimula os nervos, porque você aprende a ficar mais paciente com o tempo, já que com alguns erros, não há saída a não ser desfazer e recomeçar os pontos.
  • Incentiva o relaxamento e a paz mental

Além dos fatores pessoais, ele agrega também em benefícios sociais! Quem aqui já não está fazendo amizade, trocando ideia, criando seu próprio blog para expor suas artes e ideias? =)

O ponto cruz é um hobby que não exige muito, você pode fazer desde 30 minutos a 3 horas por dia, mas só se quiser! Não é um processo que se você parar no meio do caminho vai comprometer.

Li em um estudo que após 60 minutos de atividade, a pessoa começa a criar uma conexão limpa e interna consigo, trazendo concentração e paz. Médicos notaram os seguintes benefícios com o ponto cruz:
  • Atividade não competitiva
  • Despertar criativo
  • Promove auto-confiança e estímulo
Sabemos que a cada trabalho concluído, ficamos orgulhosos de nós mesmos e isso nos estimula a continuar nos aperfeiçoando.

Etapas positivas:


A primeira etapa positiva do ponto cruz permite concentrar na tarefa o sentimento de conclusão. A cada ponto podemos visualizar a peça pronta e com isso deixar de lado tensões, estresse, problemas… mas é fato que é preciso exercitar a paciência e ansiedade, taí um grande desafio! Então, se você é uma daquelas pessoas que como eu, tem DDA (Distúrbio de Défic de Atenção) é um ótimo exercício para amenizar esses sintomas.

A segunda etapa positiva é despertar o senso de realização, tanto adultos e crianças sentem-se satisfeitos ao vez algo concluído com êxito. 

E a terceira etapa positiva é construir a capacidade de resolver problemas, perseverar e pensar estrategicamente. Aposto que você também já deve ter quebrado a cabeça em como fazer o ponto subir e descer ficando alinhado e com avesso perfeito, não é?

Trabalhos manuais tentem a contemplar a si mesmos, trazendo contentamento e satisfação para quem o criou, além da alegria que é presentear alguém com algo construído por si.

Quer começar? Inicie um projeto bastante fácil. Não se cobre e imponha nada a si, mas não deixe de determinar metas, é muito importante!

Steve - Minecraft

A pedidos da leitora Pryscilla, criei este gráfico do personagem Steve, do jogo Minecraft. Ela irá bordar uma toalhinha de mão para o filhinho dela, espero que goste! =)

Baixe o gráfico em PDF



Dica de Compra: Newsstand

Em meados do mês de outubro eu fiz minha compra de revista na Newsstand , um site inglês que vende várias revistas de lá com distribuição ...