Ponto cruz contemporâneo

O ponto cruz é uma arte milenar, com ele, durante anos tendências foram desenvolvidas para satisfazer o público. Lembro que em meados dos anos 90 do século XX o que mais se buscava eram criações para aplicar em copa e cozinha e temas infantis.

Com o auxílio da tecnologia, foram aparecendo muitos programas e recursos de desenvolvimento para as criações, portando, isto deixou de ser uma exclusividade das editoras e passou a ser domínio público. Muitos designers de vários segmentos que simpatizam com artesanto acabaram por desenvolver esses materiais, principalmente os de domínio de design gráfico.

Nos últimos anos o crescimento de materiais digitais disparou e com eles, a internet tem sido uma poderosa ferramenta para a sua disseminação.

O ponto cruz contemporâneo veio para trazer identidade a um estilo de vida, aquilo que você gostaria de ter e fazer, tendo livre temas e frases únicos e a maravilha do artesanato faz com que cada peça seja única.

Separei alguns autores que tem sido destaque e agregando cada vez mais adeptos, principalmente no segmento geek, com criações de filmes, séries e jogos.

Pixel Power Design:

Autor do Pixel Power Design, Sergei Vozika elabora e desenvolve gráficos miniminalistas com temas de filmes, séries, filosóficos e infantis de muito bom humor.

Ele além de disponibilizar na sua loja oficial vários gráficos, ele foi além! Vende suas pixel arts em cases de celular, camisetas, canecas e muito mais! Você vai adorá-lo não só por conta disso, ele disponibiliza DE GRAÇA dezenas de gráficos no Google Drive! Como não amar?

Você pode encontrar suas criações, aqui, e aqui. Visite sua fanpage!



 

Andwabisabi Cross Stitch

Repleto de projetos únicos, Andwabisabi Cross Stitch cria gráficos fofos demais! Projetos rápidos também são seu forte. Com uma pegada mais engraçadinha são ótimas opções para presente.

Você pode encontrar seus trabalhos aqui, aqui e aqui.


 

Clouds Factory

Devo confessar que é um dos meus favoritos! As criações do Clouds Factory é uma pegada retrô anos 80 e 90 e muito fofa! Aborda temas de filmes, desenhos animados, bandas e é um queridinho do Instagram! Você pode encontrar seus gráficos aqui e curtir sua fanpage. Vira e mexe eles fazem promoção de gráficos!




You Make Me Sew Happy

Com traços mais longilíneos o YouMakeMeSewHappy (do inglês "você me faz costurar feliz") explora a cultura pop como um tributo pela sua paixão pelo ponto cruz. É muito interessante a criação deles e também dos demais designers de ponto cruz, que não se limitam a apenas converter gifs em gráficos, mas se preocupam com sua disposição, cores e graus de dificuldade. É notória a origem deles vindo pelo mundo digital.


 

The Frosted Pumpkin Stitchery

Eu sinto vontade de dar aqueles gritinhos de êxtase quando vejo as criações do The Frosted Pumpkin Stitchery. As amigas Amanda Jennings e Ashleigh Gilberson, criam gráficos inspirados na pop art japonesa kawaii e zakka. Suas artes são mais voltadas para o formato sampler, ou seja, um conjunto de amostras, onde você pode bordar o quadro todo ou aplicar seus elementos separadamente como quiser.

As meninas também bombam no Instagram criando hashtags especiais para quem borda poder ser tagueado durante suas criações. Praticamente uma grande família Frosted Pumpkin.

Você pode encontrar suas criações aqui e aqui.


 

Um olhar mais atento ao estilo vintage


Atualmente, o vintage é um dos estilos mais populares do momento. Todo lugar que você passa, lá está ele. Pessoas estão vestindo, decorando, visitando feiras e é claro, bordando! Mas quando exatamente este estilo voltou com tudo? E porque gostamos tanto de bordá-lo?

Para ser preciso, vintage é tudo aquilo que já foi moda alguma vez. Cores da moda e estilos de decoração dos anos 70, hoje podem ser ditos como estilo vintage, porque eles já estiveram antes em evidência. Mas no mundo do artesanato e decoração caseira, quando dizemos "vintage", nos referimos a algo mais sutil, clássico, delicado e belo. Como feixes de rosas, formas elegantes vitorianas, cores pasteis em formas rústicas, o shabby chic.

As revistas de ponto cruz tem investido bem em criações e várias delas estão recheadas de gráficos no estilo vintage, com formas florais, vitorianas e algumas reconstruções do século XX.

Várias técnicas de bordado, além do ponto cruz usaram cores e formas vintage para decorar, especialmente almofadas e peças de decoração de sala de estar. Atualmente, poltronas e assentos com tapeçaria bordada foram deixados no passado, mas o estilo de flores vitorianas são tão amados que podem ser encontrados no mundo da moda e decoração.

 

 


Sendo esquecidos em vários baús e porões por muito tempo, agora nós voltamos a amar este estilo tanto quanto nossas queridas avós. Mas, o que causou esse ressurgimento tão espontâneo?

Por conta de crises econômicas em várias partes do mundo, pudemos contar com uma verdadeira revolução artesanal nos últimos anos. A ideia do "Faça Você Mesmo" tem sido o apelo inicial para mulheres do mundo todo tirarem das gavetas seus kits de costura e colocar em prática suas habilidades voltando para artes muito queridas, como o próprio ponto cruz.


Ao mesmo tempo, foi-se voltando as atenções para os estilo de design e moda original de cada época. Já viu como tá na moda usar estampa floral dos anos 30? Ainda mais que hoje não tem problema nenhum você pegar este vestido velho e transformá-lo em uma linda bolsa. Quer bordar algo lindo para uma amiga mas não tem dinheiro para gastar com tecido e linhas novos? Fácil! Você pode reutilizar um lençol antigo ou fronha para compôr algo original e maravilhoso. Você pode criar um quadro em um bastidor de madeira bordando flores diversas nele. E graças à revolução vintage, nada será tão chique e moderno do que um presente original.

O senso de nostalgia tem sido um grande impulso para a popularização do estilo vintage. Muitas de nós adoramos lembrar nossas vovós fazendo as coisas com todo o amor e carinho com as próprias mãos. E cá estamos nós, em pleno século XXI loucas para encontrarmos algo delas em nossas gavetas.

Uma coisa é certa: O vintage é chique e veio pra ficar!

O melhor do Instagram

É fato que a internet e a tecnologia aproximam pessoas do mundo inteiro e desde que eu consegui meu smartphone há dois anos, tenho feito uso de uma das minhas rede sociais favoritas: O Instagram! Adoro ver os momentos que as pessoas desfrutam de seus hobbies, param um instante e clic! Está lá, pro mundo inteiro ver.

Por vezes, uma rotina pode se tornar cansativa, mas quando testemunhamos os trabalhos lindos de outras pessoas, isso acaba me motivando e inspirando. Nesta semana, escolhi minhas postagens favoritas. Inspire-se também!








Créditos: cross_stitch_aint_dead, kibritcikizzz, saries08, iramoraisyulia_balashova_svetlana_berezinskayameganclara93emi.roosdklchiasarah_bee12amanicmondaygemmacutter

Quem é o Designer: Emma Congdon

Eu adoro quando encontro novos designers de ponto cruz no mercado de trabalho. Isso prova que é um artesanato disseminado, segmentado e muito criativo, além de ilimitado. Já repeti várias vezes que criações em ponto cruz são nada menos que brincar com pixels físicos.

A designer que eu escolhi falar hoje, é a Emma Congdon. Tenho percebido que seus trabalhos estão mais frequentes nas revistas britânicas de ponto cruz nos últimos 3 meses, e realmente seu trabalho tem me encantado.

Com o blog existente a pouco mais de dois anos, não pude deixar de ter alguns designers e personagens favoritos e isso se deve muito ao gosto pessoal de cada um. Os trabalhos da Emma são muito singelos e simples, além de muito fofos. Miniminalistas, acabam animando muito, pois são fáceis de bordar.

Emma é designer gráfica, formada em Londres e seu trabalho predominou por muito tempo com design para ambientes varejistas, como criação de marcas, embalagens e identidade visual.

Já trabalhou com a Coca-Cola Zero, Nestlé, Philips, Colgate Palmolive, Ariel, Olay, Head and Shoulders, Oral B, Wella, Baileys, Smirnoff e muito mais.



Quando não está trabalhando em projetos comerciais, ela cria gráficos para projetos em ponto cruz e tem demonstrado isso com excelência nas últimas edições da Cross Stich Crazy, World of Cross Stitching, Cross Stitch & Needlework e CrossStitcher Magazine. Ela é bem presente no meio online também. Possui uma página de vendas de gráficos digitais no Etsy. Lá, você pode comprar designs de alta qualidade em arquivos PDF.

Emma começou a se apaixonar por ponto cruz desde pequena, quando sua avó colecionada alguns samplers na parede de casa e ficou fascinada com a simetria e estilo de cada um. Com 10 anos ela comprou seu primeiro kit de ponto cruz e começou a bordar desde então. Seu prazer em bordar está no mesmo patamar em criar os projetos que ela faz para as revistas e bordar acaba colaborando muito no processo de criação.

Adepta de cores fortes, formas blocadas e tipografia, ela é inspirada por formas retrô e também do bordado contemporâneo. Um bloco de notas e uma câmera fotográfica são ferramentas que ela também não dispensa no seu processo criativo.

Pelo fato dela também sentir dificuldades em fazer nó francês, Emma confessa que ela mesma o evita em seus projetos, o que são ótimos para iniciantes, já que contam com formas de pontos cheios, sem meio pontos, contornos em excesso e meio pontos. Animou? Prepare as agulhas e linhas e mãos à obra!


Visite o painel de Emma Congdon no Pinterest!


Dica de Compra: Newsstand

Em meados do mês de outubro eu fiz minha compra de revista na Newsstand , um site inglês que vende várias revistas de lá com distribuição ...